03 dezembro 2005

 


como investidor Lula é um péssimo metalúrgico
18/03/2003

apesar do Brasil ter obtido um superávit comercial recorde de US$16,4 bilhões em 2002, o déficit na conta de transações correntes foi de US$ 7,7 bilhões.

como o superávit comercial é a diferença entre as exportações e importações, este déficit significa que a saída de dólares do país referentes a rendas de capital superou de longe o recorde comercial.

ou seja, os dólares recebidos com as exportações retornaram para o exterior sob a forma de juros pagos pelo Brasil e de lucros remetidos pelas empresas estrangeiras no país.

mesmo assim, Lula coloca toda sua credibilidade numa aposta que sairemos da crise atraindo dólares, que supostamente financiariam nosso crescimento econômico.

para que o Brasil se torne um "Mercado" atraente, a única alternativa é adotar o "estado da arte" da política econômica neoliberal : câmbio flutuante, regime de metas para a inflação, rigorosa política fiscal e, muito naturalmente, plena liberdade para o movimento de capitais.

além disto, são também exigidos elevados superávites primário e comercial, para garantir o pagamento dos juros das Dívidas Interna e Externa.

desta forma nos especializamos em exportar justo aquilo que tanta falta nos faz internamente: capital.

ao manter o Brasil refém deste mecanismo, decidindo colocar sua credibilidade em jogo numa aposta cujo resultado já se conhece desde quando Cabral aqui desembarcou para iniciar a pilhagem, Lula se revela um péssimo investidor, e põe a perder o único capital que dispõe: o respaldo popular.

Comments:

Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?