02 dezembro 2005

 

dando nome ao sal
24/02/2003


"O que sentimos falta, isto sim, é de um gesto. Não um grande gesto rebelde mas um pequeno gesto inaugural. Alguém que tenha a singela coragem de apanhar um punhado de sal do chão e começar outra coisa, outra história, e uma que também acabe em independência de uma engrenagem infernal."
L. F. Veríssimo - 09/02/2003

"Em outras palavras, os petistas, como integrantes do governo Lula, não podem apenas suplicar por sal. Terão, eles também, que sugerir o sal brasileiro que aponte a mudança de rumo. Se não o fizerem, não adianta depois tentar explicar para o povão que não opinaram porque seu projeto era outro."
Wladimir Pomar – 22/02/2003


a eleição de Lula é a vitória de uma aliança dos trabalhadores com uma parcela do que restou do setor Industrial Brasileiro, profundamente desnacionalizado durante a "era FHC".

analisando dados do período entre 1995/2000, fica nítido como o setor Financeiro foi o grande beneficiado. a taxa média anual de crescimento do PIB foi de 2,4%. este índice é o 7º pior desde os tempos do Império. a média histórica do Brasil é de 4,4%.

o crescimento médio do rendimento real do trabalhador Brasileiro foi de 3,3%. apesar da taxa média de lucro das 500 maiores empresas Brasileiras ter sido de 4,1%, o que significa concentração de riqueza, tal crescimento foi muito menor que a taxa histórica de 8,3%. entretanto, ao se levar em conta somente os bancos, a taxa média anual de rentabilidade do patrimônio foi de 15,7%. enquanto que a taxa média da rentabilidade anual dos Títulos Públicos chegou a 17,4%.

apesar disto, Lula insiste na continuidade da política econômica de FHC, como se ela fosse gerar resultados outros que não os já conhecidos e que fazem do Brasil um gigantesco e dócil pagador de juros.

diante de um Governo recém empossado e que em menos de 60 dias aumentou os juros duas vezes, alguns suplicam por um punhado de sal, enquanto outros contrapõe que é preciso sugerir qual sal é este.

qual proposta possível para um Governo formado a partir de uma coalizão entre trabalhadores e burguesia industrial, e que, no entanto, continua a governar para os banqueiros e as transnacionais ?

o que Lula precisa para baixar os juros, se até a FIESP e a CNI defendem esta medida ? qual a utilidade econômica de se aumentar juros para conter uma inflação que é de custos ?

não há nenhuma turba ensandecida pela febre do consumo, invadindo lojas e shoppings com os bolsos cheios de dinheiro e saindo abarrotada de bens. ao contrário, a miséria se espalha por todos os cantos das favelas em que se transformaram as grandes cidades Brasileiras.

este sal não tem outro nome a não ser : juros ! e o pequeno gesto inaugural do Governo não pode ser outro que trazer a SELIC a um nível compatível com a urgência da retomada do desenvolvimento do país.

"Lulinha Paz e Amor" pretende que sua lua de mel com o Mercado seja eterna enquanto dure o mandato. contudo, o atual Presidente do Brasil sempre será um "Sapo Barbudo" para aqueles que, na primeira oportunidade, não hesitarão em cuspi-lo da garganta onde se encontra incomodamente atravessado.

Comments:

Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?