02 dezembro 2005

03/03/2003
"Pode haver críticas. Deixa reclamarem. Mas neste momento, a solução é mesmo aumentar o aperto fiscal e segurar as rédeas. O PT foi muito inteligente aumentando de cara o superávit fiscal. É isso mesmo. E as contas de janeiro foram muito positivas. Isso ajuda a trazer credibilidade. O PT reconhece que não há modelos econômicos alternativos. Ficou claro que o Brasil não pode ir na contramão do mundo. A espinha dorsal hoje é ajuste fiscal, controle da inflação, contas externas equilibradas etc. Não tem mágica".
Alcides Amaral - Ex-presidente do CitiBank no Brasil - 02/03/2003
apesar de ter sido apoiado por uma grande parcela do setor Industrial, são os banqueiros os únicos de fato satisfeitos com os primeiros meses do Governo Lula.
é preciso muita ingenuidade - ou talvez seja o caso de má-fé - para acreditar que a economia Brasileira sairá da crise por obra e graça de um Mercado que se alimenta exatamente daquilo que é causa da crise.
o Ministro da Fazenda Palocci pode produzir o superávit primário de todos os superávits primários, e seja qual for o "choque de credibilidade" gerado, o Mercado continuará faminto e suas "expectativas" nunca estarão saciadas.
a única mágica seria o Mercado trair sua própria natureza e se tornar um propulsor do desenvolvimento, ao invés de se constituir num instrumento de transferência de riquezas para os grandes investidores nacionais e internacionais.
não há como fazer esta mágica...
aliás, não há mágica alguma em economia e muito menos em política.
ou Lula defende os interesses daqueles que o apoiaram, ou sucumbe a voracidade predatória daquilo que tem na taxa de juros a razão de sua existência.